Trigo Sarraceno – de “trigo” só o nome

Conhecem o trigo sarraceno? Uma sementinha naturalmente isenta de glúten, com um índice glicémico médio a baixo, que é uma fonte interessante de antioxidantes,  minerais, proteína e fibra (entre outros) e se cozinha como um cereal 🙂

Um dos obstáculos que encontrei quando comecei a educar-me sobre alimentação é que a maioria da informação é no sentido de “o que não comer”. Resultado: frequentemente sentia-me desamparada por não saber o que comer em vez de massas, arroz branco e batata… E, da minha perspectiva, comer só salada ou vegetais não é sustentável a longo prazo.

Comecei a procurar informação e todo um mundo de alternativas abriu-se diante do meu garfo! 😀 O trigo sarraceno é uma dessas alternativas, assim como a quinoa. Já para não falar das leguminosas, de millet, amaranto… 🙂

Ao contrário de vários outros hidratos de carbono, uma das vantagens desta semente é o seu índice glicémico médio a baixo, mantendo estáveis os níveis de açúcar no sangue. Porque é que isto é relevante? Porque o índice glicémico (IG) é o indicador da velocidade de assimilação dos açúcares presentes nos alimentos. Quanto mais alto o IG, maior a nossa produção de insulina, maior a probabilidade de armazenamento de gordura, mais rapidamente regressa a sensação de fome, entre outras consequências pouco simpáticas (Posso propor-vos fazerem 1 pesquisa sobre IG? Será enriquecedora, prometo! 😉 ).

Dentro da complexa e rica composição do trigo sarraceno destacam-se:

  • Proteína vegetal
  • Fibra
  • Manganês
  • Magnésio
  • Ácido Fólico
  • Fósforo
  • Ausência de glúten

Demora 15 minutos a cozer e utilizo em saladas ou em substituição de massa nas sopas, por exemplo. A farinha de trigo sarraceno produz panquecas fofinhas, também!

“Conhecimento é poder” e espero ter-vos despertado o interesse para que façam o vosso próprio levantamento de informação sobre este alimento e que o experimentem! 😀

BuckwheatInfographic 1 ; 10 Benefícios do Trigo Sarraceno – Como Preparar e DicasInteresting Nutrition Facts and Health Benefits of Buckwheat

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